• segunda-feira, 9 de outubro de 2017

    Não consegui renovar meu contrato com o FIES! O que fazer?

    O Financiamento Estudantil, mais conhecido como Fies entre os estudantes, é uma oportunidade para quem deseja ter diploma de nível superior. Todo o curso é somado e o pagamento acontece apenas 18 meses após a graduação finalizar. Há sempre o período de renovação. Mas e se não renovar, e agora? Saiba mais!


    O aditamento do Fies é muito importante

    O estudante fez o Enem no ano anterior, teve boa nota e está encaixado nos critérios do Fies. Cadastra-se e consegue uma vaga. Matrícula feita, contrato assinado no banco e começam agora os pagamentos dos juros do financiamento todos os meses e continuar nas aulas rumo ao final da graduação. 

    Mesmo marcando presença nas aulas o aluno deve informar a cada seis meses que ainda está no financiamento. Para isso acontece o aditamento. Ele entra no sistema e comprova o seu comprometimento com o financiamento e continua com o benefício. 



    O aditamento é a forma que o programa governamental do Fies tem de controlar a presença do aluno em sala de aula. O Governo paga à universidade por seu curso todos os meses e reserva uma verba por beneficiário. Se ele abandonou o programa o pagamento é suspenso à instituição de ensino superior e vai para outro aluno. 

    A renovação do financiamento estudantil não é automática. Ela é feita através do SisFIES, sistema online onde o estudante se cadastrou em primeiro momento. Os prazos são informados no site também. 

    Perdi o prazo de renovar o Fies. E agora?

    Perdeu o prazo do aditamento do Fies? Não é preciso entrar em pânico ainda. Caso não tenha feito o aditamento no prazo o procedimento é procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de sua universidade ou faculdade o mais rápido possível. 

    Se tiver uma justificativa comprovada em documento melhor ainda. Pode ser um atestado médico de ausência ou viagem à trabalho, não importante. Converse com o atendente e ele vai tentar liberar com o programa um novo aditamento. 

    O importante é sempre manter-se atualizado. A cada novo semestre o prazo de aditamento se abre e quanto mais cedo for feito melhor. 

    Não consegui renovar o Fies. Como proceder?

    Vários motivos fazem o estudante não conseguir renovar o seu Fies. O mais comum é problemas no sistema por pendências. Em muitos casos a instituição financeira não enviou os dados do aluno e a renovação não fica disponível para o beneficiário. 

    Caso isso aconteça o mais indicado é procurar o Telefone Fies e informar o erro. A equipe do financiamento entrará em contato com a universidade ou faculdade para liberar os documentos.



    Outra situação provável são pendências do aluno em disciplinas. Neste caso ele deve procurar a coordenação do seu curso para se informar sobre o porquê de não conseguir ter acesso ao formulário e resolver com o setor responsável. 

    Pendências com o pagamento trimestral dos juros do financiamento podem gerar o problema no recadastramento. Neste caso ele deve pagar o saldo devedor de pronto e entrar de novo no sistema. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário